Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Risoto de Ervilha e Hortelã (Inspirado na Rita Lobo)

Eu sou super fã da chef e apresentadora Rita Lobo! Acho que ela cozinha de forma simples e ao mesmo tempo sofisticada, se é que vocês me entendem... As receitas que posto aqui sempre são de minha autoria, mas hoje vou postar esse Risoto que a Rita fez, porém com pequenas modificações. Caso queiram a receita original, segue o link do Blog dela: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300364. No mesmo blog, ela apresenta outra versão, na panela de pressão, que também é bem interessante pra quem não tem muito tempo. Agora segue a minha humilde adaptação. Espero que gostem!!

Risoto de Ervilha e Hortelã



Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1,5 l de caldo de legumes (aproximadamente)
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
1,2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
20 folhas de hortelã (aproximadamente)
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Para o caldo de legumes:

Eu utilizo aquelas partes que geralmente as pessoas jogam fora, como os caules do brócolis, da couve e da couve flor, as folhas do salsão, do alho poró, a parte dura dos aspargos, e ainda coloco cenoura, cebola, folhas de louro, pimenta do reino em grãos, cravo e uns raminhos de tomilho e alecrim. Não tem muito segredo, e não precisa ser necessariamente esses legumes. Só não coloque legumes que soltem coloração, como beterraba, por exemplo, e nem alho, que tem sabor muito forte. E só colocar tudo em uma panela grande com dois litros de água e cozinhar por 20 minutos, depois manter em fogo baixo para ir acrescentando aos poucos ao risoto.  


Para o risoto: 



Em uma panela grande, aqueça o azeite com uma colher (sopa) de manteiga, e refogue a cebola. Junte o arroz e mexa muito bem. Tempere com sal e pimenta do reino. Adicione o vinho e mexa até evaporar. Adicione uma concha de caldo de legumes e mexa. Comece a contar 12 minutos a partir daí. Acrescente mais caldo, e vá repetindo esse processo, até que os 12 minutos passem. Junte então as ervilhas e misture bem. Adicione mais caldo, deixe secar e experimente para sentir o ponto. O risoto deve ficar úmido, com o grão cozido, mas ainda durinho por dentro (al dente). Se ainda não estiver assim, vá repetindo o procedimento do caldo até que chegue a esse ponto. Então, desligue o fogo. Adicione 15 folhas de hortelã (eu cortei em tirinhas). Acrescente duas colheres (sopa) de manteiga, e mexa delicadamente para incorporá-la. Por fim, acrescente o queijo parmesão. Acerte o sal caso necessário. Sirva quente, regue azeite, espalhe pimenta do reino e decore com folhas de hortelã para dar um charme! 



DICAS: 

1) Se sobrar caldo, coloque em um recipiente e congele para usar em outra preparação. Os legumes cozidos podem virar uma sopa ou uma salda morna. 
2) Não utilize ervilha enlatada. Elas são moles demais para essa preparação. 

NÃO VIVO SEM...

Caldo Caseiro!



Eu sei, caldos industrializados são uma tentação, pois são prontos e saborosos. Porém, fazem MUITO mal à saúde, pois contêm muito sódio na composição. Os caldos caseiros além de serem mais saborosos ainda, são uma maneira de você evitar o desperdício. Como disse antes, utilize as partes do legumes que seriam descartadas, as cascas do camarão para preparar um caldo de camarão, os ossos e partes magras do frango, etc. E você pode sempre tê-los à mão, congelando em pequenas porções! Até a próxima receitinha!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!