Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Pão de Forma Integral

Oi gente!! Agora que estou gravidinha, estou mais preocupada com a minha - ou melhor - nossa alimentação, por isso estou contando com a ajuda de uma nutricionista. Ela me orientou a comer muitos vegetais, muito alimento com ferro,  consumir 1 colher de sopa de gergelim (rico em fibras) ao dia, e pediu para que eu evitasse os refinados, dentre eles açúcar e farinha branca. Como substitutos, a farinha integral, o mel, o açúcar mascavo ou demerara. Então, como sou louca por pães, mas tenho que resistir àquele pão francês quentinho vindo direto da padaria, resolvi fazer um pão de forma bem adaptado à minha nova realidade. É fácil fácil e garanto que ficou bem gostoso!! Segue a receitinha pra quem também está grávida ou simplesmente quer ter uma alimentação mais saudável:

Pão de Forma Integral



Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de água morna
1 ovo
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 envelope de fermento biológico (10g)
2 colheres (sopa) de mel ou açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) de gergelim branco
1 colher (sopa) de gergelim negro

Preparo:



Bata a água, o ovo, o azeite, o fermento, o mel ou açúcar, e o sal no liquidificador. Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo integral, e misture a linhaça e o gergelim a ela. Jogue a mistura líquida e misture até virar uma massa grudenta. Unte uma forma de pão com azeite, e acrescente a massa. Cubra com plástico filme e deixe crescer por 20 minutos. Enquanto isso pré aqueça o forno em temperatura média. Passados os 20 minutos, leve o pão ao forno e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Teste com um palito para ver se a massa não gruda. Se não grudar, está pronto!



DICA: 

Essa receitinha fica melhor ainda se você incluir algum tipo de castanha na massa. Eu não tinha em casa, só por isso não coloquei. 

NÃO VIVO SEM...

Gergelim!!




Acho que vocês já perceberam que eu adoro gergelim, pois essa é a terceira receita que eu posto com esse ingrediente! Como já disse, minha nutricionista recomendou que eu consumisse todos os dias, então estou usando e abusando! Fora que fica um charme, olhem os pontinhos no pão! E salpicado em uma salada também fica ótimo, ou até mesmo misturado no arroz! Faça o teste!! Bye bye!!


Um comentário:

Comentem!