Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Salmão ao Molho de Alcaparras, Gengibre e Limão

Oi pessoal! Estive ausente por algumas semanas, mas agora estou de volta a todo vapor! Bom, em termos, pois estou super gripada e quase afônica! Nesses dias a gente sente vontade de comer uma comidinha leve, com pouca gordura e muita vitamina. Pensei logo no meu peixe favorito: Salmão! Essa receitinha foi inventada hoje, mas acho que os ingredientes principais combinam muito: Alcaparras, Gengibre e Limão. Fora que as vovós dizem que gengibre faz curar gripe, né? Então, gengibre para mim, e para vocês também!

Salmão ao Molho de Alcaparras, Gengibre e Limão





Ingredientes:

1/2 kg de filé de Salmão
3 colheres (sopa) de azeite
Raspas de 1/2 limão
Suco de 1/2 limão
1 colher (café) de gengibre ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de alcaparras escorridas

Preparo:








Tempere o Salmão com 2 colheres de azeite, as raspas de limão, o suco de limão, o gengibre, o sal e a pimenta. Reserve. Aqueça mais uma colher (sopa) de azeite em uma frigideira. Coloque o salmão com os temperos e sele por aproximadamente 1 minuto. Depois vire cuidadosamente, de preferência com uma espátula bem comprida, para que o salmão não se desfaça. Sele do outro lado por mais um minuto. Transfira o peixe para um refratário com cuidado, deixando o molho na frigideira. Seque as alcaparras com um papel toalha e coloque-as na frigideira com o molho quente. Deixe fritar por dois minutos, até que elas "abram". Jogue-as por cima do salmão e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média. Asse por 15 minutos. Sirva com uma saladinha verde. Rúcula combina muito! Bom apetite e boa semana!!



DICA:

1) Antes de espremer o limão, tire as raspas com um ralador bem fino.
2) Para tirar a casca do gengibre, basta raspá-lo com uma colher. Super fácil; depois é só ralar em um ralador fino.

NÃO VIVO SEM...

Raladores!



Eles servem para tirar raspas de limão, ralar gengibre, noz moscada, queijo, chocolate e todos os legumes possíveis! Existem vários modelos para vários fins, mas se você tiver um que rale grosso e fino, já está de bom tamanho!! Até a próxima receitinha!!



Um comentário:

  1. Vou usar a sua receita de salmão com gengibre e alcaparra depois conto como ficou

    ResponderExcluir

Comentem!